recebe 
PANMIXIA
com o espectáculo A Lenda de Gaia
dias 13 e 14 de Abril


 A Lenda de Gaia tem sido alvo de um renovado interesse por parte dos historiadores, na sequência de uma maior atenção dispensada aos livros de linhagens, enquanto fontes riquíssimas e grandemente inexploradas de informações sobre a sociedade peninsular medieval, sobretudo a sua parte ocidental.
O carácter lendário da história das aventuras amorosas do Rei Ramiro, presente nos nobiliários medievais portugueses, não seria mais do que a adaptação, nas suas linhas gerais, de um conto de origem oriental, desenvolvido a partir do texto bíblico e da figura do Rei Salomão.
Este conto cujo primitivo texto se desconhece, teria penetrado na Europa entre os séculos XI e XII através de Bizâncio, dando origem a múltiplas versões em línguas diversas, ora sob a forma de episódio em canções de gesta, ora como narrativa autónoma, cujo texto mais conhecido é o poema alemão do século XII Salomon und Markolf.
A extraordinária difusão deste conto atestar-se-ia ainda pela sua presença em culturas não directamente relacionadas com o ocidente medieval, como a russa e a sérbia, onde teria originado relatos escritos e orais.
Com esta nova versão de “A Lenda de Gaia”, a Panmixia pretende chegar mais próximo de um público escolar, divulgando mitos da nossa História e contribuindo, assim, para a nossa Identidade cultural colectiva.


Ficha Artística:
Texto e direcção artística: José Carretas
Música original: Joaquim Pavão
Iluminação: Artur Mendanha
Elenco: Pedro Damião, Pedro Fiuza e Ricardo Leite.
Execução plástica: Carla Rosário, Cristina Carretas, Helena Tavares e José Carretas
Pintura de objectos: Paula Oliveira
Montagem do espaço cénico: André Dias e Ricardo Ferreira
Operação luz e som: Rafael Nogueira
Produção: Panmixia
Produção executiva Filipa Gomes / Susana Duarte Freitas 



A Lenda de Gaia
Local: a BRUXA teatro, Espaço Celeiros, Rua do Eborim, 16 - Évora
Datas: 13 e 14 de Abril de 2012
Horário: 21.30h
Bilhetes: 4€ | 8€
Reservas: abruxateatro@gmail.com | 266 747 047
Organização: a BRUXA teatro/Intercâmbio